Usina Mavaleix / Piet Hein Eek

Usina Mavaleix / Piet Hein Eek - Mais Imagens+ 35

  • Arquitetos: Piet Hein Eek; Piet Hein Eek
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
© Thomas Mayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há 10 anos começamos a construir as nossas casas de férias em Dordogne. Naquela época, eu pensei que iriam ser concluídas em um instante. Eu não poderia estar mais enganado: a construção, os documentos, as condições climáticas, a distância e as circunstâncias humanas, tudo acabou influenciando. Olhando para trás, teria sido mais fácil ter feito um belo documentário de todo o processo, pois definitivamente tivemos todos os ingredientes de um drama. Mas sobrevivemos. Não devido ao conhecimento ou outras qualidades louváveis, mas por pura sorte, paciência e alegria de construir um sonho.

© Thomas Mayer

Eu sempre gostei de ruínas, que são praticamente o único tipo de propriedade que tenho perseguido desde criança. Para mim, uma ruína sugere o passado e, ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de reconstruí-lo, para que ela também contenha o futuro. O que torna este lugar tão único é que a usina foi construída aqui por causa do rio, para mover a roda de água, por causa das rochas para a construção do dique e paredes, do vale para represar a água e das madeiras para a construção. Na verdade, é a mesma abordagem que eu sempre uso: trabalhar com materiais, técnicas, mão-de-obra e possibilidades disponíveis. Construímos com base na tradição, mas da mesma forma que foi feita no passado. Pedra, madeira, concreto, vidro, pedra natural: os edifícios são feitos da natureza. Tudo é detalhado, quase tudo é novo, nada se destaca, não é a arquitetura que chama a atenção. Ao contrário, é uma arquitetura que combina e, acima de tudo, é projetado para passar o tempo.

© Thomas Mayer
Usina, Planta Baixa
© Thomas Mayer

Como é estar lá agora? Cada vez eu vou lá com o pensamento persistente de que eu fui completamente louco em investir tanto em uma propriedade e duas casas e, ainda, toda vez que eu chego lá, eu penso comigo mesmo: tudo é como deveria ser. Felizmente, eu não sou o único que se sente assim e expressa este mesmo sentimento. Na verdade, é quase como um milagre. A primeira manhã, enquanto desfrutava de uma xícara de café no pátio, por exemplo, eu vi alguns veados que andavam no vale. Barulho de água dia e noite. As grandes janelas dão uma sensação de não haver diferença entre espaços internos e externos, e é como se tivesse sido assim há centenas de anos. Quando o clima fica quente, você pode nadar no canal. Plantas brotam do chão. Você cozinha e come como se estivesse vivendo a vida de Riley e pode dormir como um bebê. E porque a água está sempre fluindo, não há mosquitos!

© Thomas Mayer
Usina, Planta Baixa
© Thomas Mayer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Usina Mavaleix / Piet Hein Eek" [Mill Mavaleix / Piet Hein Eek] 04 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772910/usina-mavaleix-piet-hein-eek> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.